Vasos de Barro - O Melhor Para se Cultivar Orquídeas


Com o a proibição da comercialização dos vasos de xaxim, quem cultiva orquídeas teve que buscar outros meios de cultivar suas plantas, orquidófilos de toda parte tem buscado encontrar meios de cultivo que seja tão bom quanto os encontrados em vasos de xaxim.

Para isso é necessário ter um pouco de conhecimento sobre a orquídea que se pretende cultivar. Nem sempre o que é bom para uma espécie é bom para outra, para algumas espécies o melhor é um substrato que demore mais a secar já para outra isso pode levar a podridão e morte, tem orquídeas que se dão bem ate mesmo sem nenhum substrato, como é o caso das vandas, que podem ser cultivados em vasos sem nenhum substrato.

Tão importante como ter um substrato ideal, é ter um vaso também que seja o melhor para aquela planta. Ai surge a pergunta: qual o melhor vaso para se cultivar minha orquídea? É senso comum entre os orquidófilos que os vasos de barro são os melhores para o cultivo da grande maioria das espécies de orquídeas.

Por algumas razões.

Eles mantêm uma temperatura ideal. Os vasos de plásticos esquentam muito com o sol.
Eles mantêm a umidade sem reter água.
Tem uma boa drenagem e oxigenação, as raízes das orquídeas também respiram é não gostam de ficar completamente abafadas.
Ajudam a controlar a acides do substrato. Acides muito alta pode levar uma orquídea à morte.
Por serem porosos secam mais rápido. Excesso de umidade é a principal causa de doenças fungicas e bacterianas.

Um comentário:

  1. É verdade, os vasos de barro são melhores sim, mas o problema é encontrar para comprar quando se necessita de quantidade. Se alguém souber o endereço da fabrica, manda me dizer. Obrigado.

    ResponderExcluir