Fungos - Principal Inimigo Das Orquídeas – Aprenda a combatê-los


Antes de aprender a cuidar das minhas orquídeas, perde muitas plantas atacadas por fungos. São recorrentes as reclamações de pessoas que estão um tanto quando frustradas por ter comprado orquídeas e depois de certo tempo em suas casas começam a adoecer e acabam morrendo. Enfatizo sempre que se você quer ter belas plantas e conservá-las bem saudáveis é preciso tirar um tempinho para aprender um pouco sobre isso, acredito que se você gosta de plantas e principalmente de orquídeas é melhor você investir um pouco em conhecimento antes de comprar mais orquídeas, senão você compra e elas vão acabar morrendo.
Para se ter orquídeas saudáveis é preciso aprender a combater os fungos, doenças causadas por fungos alem de deixar as orquídeas com aspecto feio, pode levar a orquídea a morte em pouco tempo.
Combater essas pragas requer varias ações. Não se acaba com as doenças causadas por fungos de um dia para o outro, ou com uma ação isolada, porem, ou você acaba com eles ou eles acabam com suas orquídeas, essa é uma guerra que você precisa travar.

Controle a umidade.


Umidade excessiva é a principal causa do aparecimento de fungos.
Se suas orquídeas recebem água da chuva use um substrato que seque mais rápido, uma boa dica é a mistura de casca de pinus, carvão e fibra de coco. Troque o substrato de sua orquídea a cada does anos, substrato velho facilita o ataque de fungos. Ventilação e arejamento, quanto mais abafado for o lugar onde suas plantas estão melhor será para os fungos, e pior para suas plantas.Se suas orquídeas ficam em lugares onde você tem o controle da rega é mais fácil de controlar a umidade, é simples, controle o impulso de molhar sua planta, só volte a regar sua orquídea quando ela estiver seca, molha espera secar molhe novamente.Use dreno em seus vasos, coloque pelo menos três dedos no fundo do vaso de brita ou pedrisco, serve também cacos de telha. De preferência a vasos que tenha furos na lateral, isso melhora a oxigenação das raízes das orquídeas, se o vaso for de plásticos e não tiver furos na lateral você mesmo pode fazer esses furos usando um ferro quente.

Ferramentas infectadas.


Se você usar uma ferramenta em uma orquídea infectada e depois usar a mesma em outra orquídea sem esterilizá-la essa orquídea também vai ficar doente. Cuidado principalmente com as ferramentas cortantes. Você pode esterilizá-las flambando-as na chama do fogão.
Mas se mesmo assim os fungos aparecerem ainda resta uma esperança, procure um agrônomo e converse com ele para ver qual o melhor fungicida para suas orquídeas. Todas as lojas que vendem produtos para lavoura têm um agrônomo, tire fotos de suas orquídeas doentes e leve para que ele veja.

Os fungicidas podem ser sistêmicos ou de contato.

Os fungicidas sistêmicos penetram na planta e mata os fungos, já os de contato como o próprio nome sugerem, é de contato, ou seja, não penetra na planta, fica na superfície do vegetal. Os fungicidas de contato são usados principalmente como preventivos, e os fungicidas sistêmicos são usados principalmente quando a planta já está sendo atacada pelos fungos, ou seja, são usados como curativos.


Os mais usados são:

Sistêmicos

Cercobim ou Derosoll 500, com aplicações a cada 3 meses.





De contato

Dithane, Captan ou manzate, com aplicações mensais.



21 comentários:

  1. Tambem tem uma recheita caseira para eliminar os fungos das orquideas que é óleo mineral com canela....
    É só fazer uma pastinha com esses produtos e colocar em cima desses fungos,eu estou fazendo e estou obtendo um ótimo resultado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaqueline,tenho duas perguntas
      :-Em quanto tempo após o procedimento eu posso regar as plantas e óleo vai sair delas?

      Excluir
  2. o que faço com o haste floral da orquidea issaku nagata apos a floraçao? Se souber entre em contato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola!amigo a haste floral ela é muito importante e só deve ser cortada se estiver totalmente seca,pois se estiver verde ainda pode estourar dela outra floraçao,sendo assim você vai perder outra belaza da nossa maê natureza.

      Excluir
    2. ola!issaku nagata é importante voçê deixar a haste da orquidea enquanto está verde pois, ainda corre o risco dela ter uma outra floraçao e se você corta você perde está beleza da natureza, eu tenho 40 orquideas e já tive a sorte da minha ter duas floraçao na mesma haste é simplesmente demais.

      Excluir
  3. olá amigo,
    gostaria de saber se se posso usar o fungicida sistêmico antes da floração. É que tenho uma cattleya e uma coelogine para florir e que apresentam manchas nas folhas, muito semelhantes a algumas dessas mostradas no seu blog.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. sim Leilah pode usar, você só não pode usar durante a floração, a não ser que você tome cuidado para não atingir as flores. Se não for atingir as flores pode usar em qualquer época.

    ResponderExcluir
  5. MEU ESPAÇO NÃO É DOS MELHORES, POR ISSO,ESTOU PASSANDO POR ESSE PROBLEMA.BOAS DICAS.

    ResponderExcluir
  6. olá fernando tenho algumas orquideas com essas semelhacas aqui , estou querendo usar o Cercobim mas nao sei qual uasr o de 500sc ou 700 wp e qual a diferença entre eles .obrigado

    ResponderExcluir
  7. Tenho umas orquideas que estão bem parecidas com as que estão nas fotos. Eu estou querendo usar o Cercobim mas gostaria de saber o seguinte.
    - Qual a diferença entre o Cercobim 500 sc e Cercobim 700wp,e qual voçe acha melhor.
    - Com que frequencia devo aplicar o produto , e qual melhor horario de manha ou atarde.
    - E como consigo compar sem a inscrição estadual,é um tipo de documento que so agricultores possuem . aqui onde moro o rapaz da loja nao quis me vender sem esse documento
    -

    Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  8. oLA COMPREI ESSE FUNGICIDA PIKZION 400 SERA QUE É BOM PARA A ORQUIDEA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pikzion não é fungicida e sim inseticida e serve para controle de pulgão e cochonilhas.

      Excluir
  9. a minha orquidea tem o tronco e flores pegajosas o que devo fazer já a isolei das outras tenho 12 mas so esta e que esta doente tenho muita pena pois estão todas floridas e lindas peço ajuda

    ResponderExcluir
  10. Olá alguém pode me passar um endereço onde vende o fungicida Cercobim ou derosoll na minha cidade não consegui achar para comprar.desde já agradeço pela atenção

    ResponderExcluir
  11. Minha orquídea esta com a parte de trás preta, de longe em longe esta preta mas manchas bm grande. Já coloquei varias coisas ñ deu resultado, por ultimo coloquei canela em pó e deixei. Ela tem uns quantos anos, esta presa num tronco de xaxim. Esta na rua meia sombra...meu email e..mardes4@bol.com.br

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigada pelas dicas, elas são valiosas e estão escritas de uma forma bem clara.
    Maria José

    ResponderExcluir
  13. Olá estou preocupada pois comprei esta muda de orquidea acho que é a sherry baby, mas estas manchas pretinhas estão aparecendo e as folhas ficando amareladas, ela está com fungo ou alguma doença?

    ResponderExcluir