Adubo para Crescimento, Floração e Manutenção - Saiba Como e Quando Usar.


Usando corretamente uma adubação, você pode ajudar e muito sua planta. Já uma adubação incorreta pode atrapalhar mais ainda. Para cada fase de sua vida, as plantas necessitam de maiores quantidades de determinados nutrientes, saber fornecer os nutrientes certos para essas fases vai fazer toda a diferença no cultivo de suas orquídeas.
Adubo Para  Orquídeas

Hoje nós vamos aprender um pouco sobre a adubação química. Os adubos químicos são representados pelas letras NPK.
N-Nitrogênio
P-Fósforo
K-Potássio
Esses representam os macros nutrientes, eles são os mais consumidos pelas plantas.

Adubo Para Crescer

Maior quantidade de Nitrogênio estimula o crescimento da planta. Usar um adubo com mais nitrogênio favorece a brotação e o desenvolvimento vegetativo. O nitrogênio é indicado pela letra N, pela primeira letra da formula NPK. Para que um adubo tenha maior quantidade de nitrogênio o primeiro numera deve ser maior que os outros.
Ex:
N 30       P 10            K10  
Um adubo que tem o primeiro numero maior que os outros é um adubo de crescimento, indicado para ser usado em mudas e plantas juvenis, também pode ser usado em plantas adultas quando elas estiverem em crescimento. Principalmente no inicio do período chuvoso.

Adubo para florir

Se o nitrogênio estimula o crescimento, o fósforo estimula a floração e as raízes. Um adubo rico em fósforo ajuda desenvolver maior quantidade de flores por haste floral, ajuda manter as flores por mais tempo e evita a desidratação da orquídea durante a floração.
O fósforo é representado pela letra P na formula NPK, para que um adubo seja de floração o segundo numero tem que ser maior do que os outros.
Ex:
N 4          P 45            K 15


Você deve usar um adubo com quantidade mair de fósforo does meses antes da orquídea florir.Adube uma vez por semana.


Adubo para repouso

Durante o período de repouso das orquídeas que acontece principalmente no inverno, pode ser usado um adubo básico, ou seja, um que tenha o numero igual para cada elemento.
Ex:
N 10 P 10 K 10


Muitos orquidófilos suspendem a adubação nesse período, ou, aumentam o intervalo entre as adubações.


O potássio serve como equilibrador.

O melhor é adubar uma vez por semana, e não a cada quinze dias, para isso, basta usar a metade da quantidade de adubo indicado para quinze dias.

24 comentários:

  1. Estou começando agora a cultiva, e não sei nenhuma marca de adubo bom, você poderia me informa algum? Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, a tem a possibilidade de você me adicionar no msn? se possível vinicius_cardoso-19@hotmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Cara aproveita seu potencial, qual seu telefone e e-mail, queria falar com você.

    ResponderExcluir
  4. OLA, AS INFORMAÇÕES SOBRE ORQUIDEAS FORAM MUITO UTEIS PARA MIM, SUAS INFORMAÇÕES SÃO EXATAS E DIRETAS, SEM FICAR "FIRULANDO" COMO ALGUNS FAZEM, VC PODERIA ESCREVER UM LIVRO SOBRE ORQUIDEAS, E USAR ESTE MESMO FOCO. OBRIGADO PELA AJUDA E CONHECIMENTO QUE EU ADQUIRIR, AINDA SOU AMADOR NESTA PAIXÃO DE ORQUIDEAS, ATE MAIS. CONTINUE COM O TRABALHO! T+

    ResponderExcluir
  5. Olá.. as orquídeas da minha mãe ..estão dando algumas manchas brancas nas folhas, tipo uma manchinha de algodão bem pequena, mas são várias, entre as encruzilhadas de folhas, e estão morrendo!! O que pode ser? O que pode resolver este problema?
    Adorei seus vídeos.. espero que me ajudee!! abraço!
    alynedoll23@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Conheça o site Plante Bem (www.plantebem.com)! Mais do que uma loja, um guia para você que deseja se aperfeiçoar ou entrar no mundo da jardinagem!
    Página no Facebook: https://www.facebook.com/lojaplantebem
    Trabalhamos com cachepots, kits de aprendizado (mini-estufa), sementes, ferramentas e muito mais!
    Em breve iniciaremos as orientações e vendas de orquídeas!

    Esperamos você por lá!

    Equipe Plante Bem

    ResponderExcluir
  7. Belo Blog e belas fotografias. Uma saudação.Eu convido você a visitar o meu blog de orquídeas e segui-lo, se você achar interessante.
    http://elorquideario.blogspot.com.es/

    ResponderExcluir
  8. oi,gostária de saber onde posso encontrar para comprar o piteres e o decis inceticida, as minhas orquideas estão precisando de adulbo e outras estao com machas nas folhas!gostei muito dos videos. abraços
    zeferina

    ResponderExcluir
  9. Oi gostaria de saber aonde posso encontrar o fertilizante NPK 04/45/15.
    Aqui na minha cidade ta dificil,entrei em alguns site mas nada...
    obrigada
    Elisete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisete, quando for usar este adubo não siga rigorosamente as instruções nele contidas, dissolva a quantidade recomendada em duas partes no que for dito e não regue as folhas, somente as raízes e jamais aplique sobre os novos brotos que estão surgindo pois eles correm o risco de serem queimados pela ação do adubo. regue somente nas laterais do vaso ou caixas de madeira.

      Excluir
  10. Olá Elisete,
    Comprei NPK no Orquidário Quatro Estações, pela internet.

    ResponderExcluir
  11. Oi Eçisete,no site www.orquidariogb.com.br vc encontra adubos peters e outros produtos para orquídeas.

    ResponderExcluir
  12. qual a finalidade do produto PLANT PROD 10 52 10?

    ResponderExcluir
  13. eu estou começando agora a cultivar umas orquideas, eu amo flores, mais nao tinha me intereçado por orquideas, depois que ganhei uma no dia de meu aniverssario,gente agora eu quero fazer um orquidario,e preciso de muita ajuda ok? bjssss.

    ResponderExcluir
  14. Tenho uma matéria sobre orquideas para o seu blog. Precisava que me mandasse um e-mail que eu responderia com a matéria e as fotos nele. O meu e-mail é renatoxb@hotmail.com

    Att. Renato

    ResponderExcluir
  15. Olá Fernando, comprei o adubo 10 52 10 plant prod, gostaria de saber se ele pode ser usados em outras plantas como primavera, alamanda , e orquide abambu, por favor, obrigado!!

    ResponderExcluir
  16. Pode sim, mas lembrando que essa formula rica em fosforo estimula a floração, isso vale para outras plantas também, ou seja, se você souber o período de floração dessas outras plantas e usar esse adubo nesse período, terá um excelente resultado, agora se for usar essa formula em plantas que não dão flores não terá bons resultados em plantas com as samambaias você deve usar uma adubo rico em nitrogênio e não fosforo.

    ResponderExcluir
  17. Ola, gostei muito das informações sobre adubos, gostaria de saber qdo devo adubar algumas orquideas que não sei qdo é o periodo de floração?

    ResponderExcluir
  18. Gostei das informações, tenho orquídeas (poucas)
    e quero aprender bem para aumentar minha coleção.
    Obrigada.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  19. Se você tirar essa verificação de palavras/nºs, receberá muito mais comentários.
    As pessoas desistem de comentar, fica complicado rsrsr
    Já retirei do meu blog.
    joturquezzamundial

    ResponderExcluir