COMO FAZER SUAS ORQUÍDEAS FLORIR.


fhalaenopsi amarela 
Como é difícil esperar um ano inteirinho para ver as flores de uma orquídea desabrochar, mas vele a pena, seja de mini orquídeas ou de grandes orquídeas o espetáculo é sempre o mesmo. Algumas, frágeis e delicadas, outras, rústicas e extravagantes. Não a quem não se encante com a beleza e o perfume das orquídeas. Sem duvida, elas são as flores mais desejadas. A aquelas que duram poucas horas como e o caso das sobralias, outras, meses inteiro como acontece com algumas fhalaenopsis.
Todo colecionador tem o desejo que suas orquídeas soltem um grande cacho de flores e que essas flores durem por muito tempo. Para que isso aconteça vou dar algumas dicas:
1 mantenha sua orquídea na luminosidade ideal.
Cada planta tem uma necessidade individual de luz, algumas precisam de pouca luz outras já gostam de baste luz, isso é fundamental para a floração, se você mantiver uma orquídea que gosta de muita luz, dentro de casa, onde tem pouca luz, ela pode não florir, e se florir, não será tudo o que podia ser.
* Espécies de orquídeas que gosta de pouca luz, algo entre 60 e 70% são ideais para lugares mais fechados como os interiores das casas.
FHALAENOPOSIS
PAPHIOPEDILUM
cattleya labiata
Espécies que preferem mais luz, luminosidade a 50%.
CATTLEYA
LAELIOCTLLEYA
DENDROBIUM
ONCIDIUM
LAELIA
CATASETUM

2 Adubações ricas em fósforo.
Uma adubação rica em fósforo 40 dias antes do período que a orquídea vai florir estimula a floração, ajuda a manter as flores por mais tempo alem de aumentar o numero de flores por haste floral.
catasetum fibriatum
Veja uma boa formula para estimular a floração.

N= Nitrogênio 4
P= Fósforo       45
K=Potássio     15

Adubos rico em fósforo terão sempre o numero do meio maior do que os outros.
Mas, não basta cuidar da planta apenas perto de sua floração, plantas bem cuidadas o ano todo florescem melhor. Plantas atacadas por doenças também pode não florir. Se, pretende ter sucesso no cultivo de orquídeas, ou de qualquer outra planta, terra que ser disciplinado.
3 evitem molhar as flores.
fhalaenopsi branca


Flores que recebem água das chuvas duram menos e quase sempre mancham. A água facilita a ação de fungos. Se tiver como não molhar as flores elas duraram muito mais tempo. Evite também  jogar adubos ou qualquer outros produtos nas flores elas não gostam.

5 comentários:

  1. Tenho uma catilleia que a mais de 03 anos não dá flor, forma-se o botão mas ela aborta. Tenho abudado sempre que necessário, a coloquei embaixo de uma árvore, pega o sol da manhã. Não sei mais o que faço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi eu tenho uma a quase 5 anos ela veio a florir ontem coisa mais linda!!!.

      Posso lhe dizer que o tempo mais frio ajudou essa floração e a paciência que tive em acreditar que esse dia iria chegar.

      Procure se informar em algum orquidário ou quando tiver exposição visite e pergunte.

      espero ter ajudado, boa sorte

      Excluir
  2. Não tenho sorte com orquideas de nenhuma qualidade espécie ou cores eu amo plantas mas, a bendita orquidea prá mim foi um desafio e perdí para elas comprei;ganhei com flores morre a flor e acaba morrendo até as ramas é increditável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando tiver uma orquídea, procure saber qual é a espécie, pois, cada uma gosta de um tratamento diferente. No geral, coloque num substrato próprio para orquídeas, daquele que se encontra pronto prá comprar e regue três fezes por semana. Verifique se esta sequinho o substrato, porque orquídea gosta de umidade mas não exagerada, pois pode apodrecer as raízes. Bote ela para tomar sol da manhã durante duas horas e depois as retire do sol, pois elas não gostam de sol o dia inteiro, mas adoram a luminosidade. Compre um spray próprio para orquídeas e borrife no substrato e nas folhas de 15 em 15 dias e elas vão ficar bonitas e floridas, mas a floração na maioria delas é só uma vez por ano. Boa sorte!

      Excluir
  3. olá! ganhei umas mudas de orquideas mas,não sei que tipo são.tbm ganhei umas mudas de flor de maio ,de outubro,não sei como cuidar delas e nem sei as cores delas.ganhei uma planta que parece cacto e não tem espinho,cresce de pé e nasce uns gomos finos de pé tbm,não sei q planta é essa.
    como faço p saber os tipos e cres dessas plantas e como devo cuidar delas???ja procurei por toda net e nada...o q devo fazer então?

    ResponderExcluir