COMO FAZER SUAS ORQUÍDEAS FLORIR.


fhalaenopsi amarela 
Como é difícil esperar um ano inteirinho para ver as flores de uma orquídea desabrochar, mas vele a pena, seja de mini orquídeas ou de grandes orquídeas o espetáculo é sempre o mesmo. Algumas, frágeis e delicadas, outras, rústicas e extravagantes. Não a quem não se encante com a beleza e o perfume das orquídeas. Sem duvida, elas são as flores mais desejadas. A aquelas que duram poucas horas como e o caso das sobralias, outras, meses inteiro como acontece com algumas fhalaenopsis.
Todo colecionador tem o desejo que suas orquídeas soltem um grande cacho de flores e que essas flores durem por muito tempo. Para que isso aconteça vou dar algumas dicas:
1 mantenha sua orquídea na luminosidade ideal.
Cada planta tem uma necessidade individual de luz, algumas precisam de pouca luz outras já gostam de baste luz, isso é fundamental para a floração, se você mantiver uma orquídea que gosta de muita luz, dentro de casa, onde tem pouca luz, ela pode não florir, e se florir, não será tudo o que podia ser.
* Espécies de orquídeas que gosta de pouca luz, algo entre 60 e 70% são ideais para lugares mais fechados como os interiores das casas.
FHALAENOPOSIS
PAPHIOPEDILUM
cattleya labiata
Espécies que preferem mais luz, luminosidade a 50%.
CATTLEYA
LAELIOCTLLEYA
DENDROBIUM
ONCIDIUM
LAELIA
CATASETUM

2 Adubações ricas em fósforo.
Uma adubação rica em fósforo 40 dias antes do período que a orquídea vai florir estimula a floração, ajuda a manter as flores por mais tempo alem de aumentar o numero de flores por haste floral.
catasetum fibriatum
Veja uma boa formula para estimular a floração.

N= Nitrogênio 4
P= Fósforo       45
K=Potássio     15

Adubos rico em fósforo terão sempre o numero do meio maior do que os outros.
Mas, não basta cuidar da planta apenas perto de sua floração, plantas bem cuidadas o ano todo florescem melhor. Plantas atacadas por doenças também pode não florir. Se, pretende ter sucesso no cultivo de orquídeas, ou de qualquer outra planta, terra que ser disciplinado.
3 evitem molhar as flores.
fhalaenopsi branca


Flores que recebem água das chuvas duram menos e quase sempre mancham. A água facilita a ação de fungos. Se tiver como não molhar as flores elas duraram muito mais tempo. Evite também  jogar adubos ou qualquer outros produtos nas flores elas não gostam.

4 comentários:

  1. Tenho uma catilleia que a mais de 03 anos não dá flor, forma-se o botão mas ela aborta. Tenho abudado sempre que necessário, a coloquei embaixo de uma árvore, pega o sol da manhã. Não sei mais o que faço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi eu tenho uma a quase 5 anos ela veio a florir ontem coisa mais linda!!!.

      Posso lhe dizer que o tempo mais frio ajudou essa floração e a paciência que tive em acreditar que esse dia iria chegar.

      Procure se informar em algum orquidário ou quando tiver exposição visite e pergunte.

      espero ter ajudado, boa sorte

      Excluir
  2. Não tenho sorte com orquideas de nenhuma qualidade espécie ou cores eu amo plantas mas, a bendita orquidea prá mim foi um desafio e perdí para elas comprei;ganhei com flores morre a flor e acaba morrendo até as ramas é increditável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando tiver uma orquídea, procure saber qual é a espécie, pois, cada uma gosta de um tratamento diferente. No geral, coloque num substrato próprio para orquídeas, daquele que se encontra pronto prá comprar e regue três fezes por semana. Verifique se esta sequinho o substrato, porque orquídea gosta de umidade mas não exagerada, pois pode apodrecer as raízes. Bote ela para tomar sol da manhã durante duas horas e depois as retire do sol, pois elas não gostam de sol o dia inteiro, mas adoram a luminosidade. Compre um spray próprio para orquídeas e borrife no substrato e nas folhas de 15 em 15 dias e elas vão ficar bonitas e floridas, mas a floração na maioria delas é só uma vez por ano. Boa sorte!

      Excluir