COMO ACABAR COM AS LESMAS E CARAMUJOS.


1 Limpe seu orquidário, se suas orquídeas ficam no seu quintal mantenho-o o mais limpo possível.  Folhas secas ou em decomposição, restos de arvore, montes de pedras ou resto de construções, pilha de tijolos, madeira, telhas tudo isso serve de casa e comida para as lesmas e os caracóis. Se você não mantiver o lugar onde suas orquídeas estão limpo não ira conseguir controlar esses bichos. A maioria delas é de habito noturno e durante o dia você não as vê com facilidade.
2 Saias à caça.
orquídea atacada por lesma.
Elas são espertas, mas não são inteligentes, você pode ser mais inteligente do que elas. Principalmente em dias de chuva, arrume uma lanterna e saia catando-as e matando, se você vires alguma orquídea atacada por lesma pode ir lá à noite que ela estará comendo novamente ou mesmo durante o dia você pode encontrá-las, olhe debaixo dos vasos, debaixo de pedras nos cantinhos das calçadas, debaixo de troncos ou qualquer coisa que tenha como olhar debaixo, elas estarão lá.
3 Evitem excesso de plantas.
As lemas liberam um ácido que destrói rapidamente as folhas.
Manter as orquídeas umas encima das outras ou mante-las muito grudadas umas as outras, alem de facilitar para doenças fúngicas e bacterianas serve também para facilitar a vida das lesmas. Isso mantém a umidade alta por mais tempo porque o ar tem dificuldade para circular, criando um paraíso para as lesmas, quanto mais alta a umidade mais elas tem apetite. Principalmente no chão, quanto mais plantas mais difícil será eliminar as lesmas, se você irá cultivar orquídeas evite misturar outras plantas no meio, ou faça um cantinho para suas orquídeas, isso facilita o cultivo e a observação. No mínimo duas vezes por semana faça uma inspeção completa em suas orquídeas, se demorar em observar pode não ter mais planta o dia que for. Se realmente gosta de suas plantas isso será um prazer e não uma obrigação.
4 mates as afogadas.
Às vezes elas ficam no substrato dos vasos onde não tem como removelas, se tiver como, você pode colocar o vaso dentro de uma balde com água ate cobrir completamente o substrato por duas oras, isso elimina lesmas e insetos e não faz nenhum mal as plantas, mas vê se não vai esquecer a coitada da planta na água, fique observando pode ser que elas tentem fugir.
caramujo africano
 5 Faça armadilhas
Outra maneira de eliminá-las é construir armadilhas com garrafas Pete cortadas ao meio ou latas de óleo. Tire a tampa e enterre o recipiente no nível do solo. Dentro, coloque um pouco de cerveja misturada com sal. Atraídas pela bebida, as lesmas caem na lata e morrem desidratadas. Outra opção é colocar, ao anoitecer, estopa ou saco de aniagem molhado com água e um pouco de leite no chão ao redor das plantas. As lesmas também serão atraídas pela mistura. Na manhã do dia seguinte, vire o material utilizado e mate-as. Também podem ser espalhados pedaços de abóbora crua ou chuchu pelo orquidário depois é só recolher as lesmas e matá-las.


 6 se tudo não funcionar tente lesmicida. Siga sempre as orientações do fabricante. A maior dificuldade com os lesmicidas é que eles não podem molhar.

7 comentários:

  1. os caramujin e tatuzin estão sendo meu pesadelooooooooooooooooooooo.
    vinicius l.

    ResponderExcluir
  2. Eu Jogo sal nelas. Huasuhashusaasuhshuasauh. Com eu so mal. rsrsrs. Elas derretem se jogar sal é muito legal :)

    ResponderExcluir
  3. oque devo faze me socorra porfavor

    ResponderExcluir
  4. qdo adubo a terra uso cal.fora a adubacão continuo usando cal ao redor.n tem jeito



















    ResponderExcluir
  5. Coloco cascas de pepino no final da tarde depois retiro antes de dormir elas... Os caramujos e lesmas adoram e é um controle ambiental muito mais saudável.

    ResponderExcluir
  6. E se jogarmos sal no vaso. serà que mata a planta?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia,

    Para tratar com eficácia esse tipo de praga você precisará usar um produto com Metaldeído, princípio ativo que atrai e mata somente por contato.

    Você encontra produtos dessa finalidade no link abaixo:
    http://www.lojaagropecuaria.com.br/agropecuaria/Busca.aspx?pdep=0&pfab=0&Lancamento=0&ord=0&vmin=0&vmax=0&prod=metarex&descr=&TipoBusca=2&ref=&categoria=0&subcategoria=0&pvar=

    Esse produto é o mais comprado para combater esse tipo de praga, o Metarex, grandes empresas o utilizam.

    Espero ter ajudado.

    Atenciosamente,

    José.

    ResponderExcluir